segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Novas recomendações do ACSM sobre Atividade Física e Emagrecimento




O Colégio Norte-Americano de Medicina do Esporte (American College of Sports Medicine-ACSM) lançou suas novas recomendações sobre estratégias de intervenção para perda e prevenção de aumento de peso para adultos (Appropriate Physical Activity Intervention Strategies for Weight Loss and Prevention of Weight Regain for Adults). O documento foi publicado no jornal Medicine & Science in Sports & Exercise na edição de fevereiro de 2009.
Dentre várias recomendações, o ACSM destaca o papel da atividade física e sua relação com a perda e manutenção do peso corporal. Os princípios destacados são:
- 150/250 minutos/semana de atividades físicas moderadas podem prevenir aumento de peso.
- 150/250 minutos/semana proporcionam apenas MODESTA perda de peso.
- Mais do quê 250 minutos/semana proporcionam SIGNIFICATIVA perda de peso.
- Dieta hipocalórica COMBINADA com atividade física proporcionam perda de peso MAIOR do quê somente dieta.

O ACSM recomenda que adultos se envolvam em PELO MENOS 150 minutos/semana de atividade física como forma de prevenir aumentos de peso e reduzir os fatores de risco de doenças associadas ao sedentarismo. Para a maioria das pessoas essa recomendação pode ser FACILMENTE atingida com 30 minutos atividade física/dia, 5 dias por semana!
No entanto, pessoas com sobrepeso ou obesas devem fazer MAIS DE 250 minutos/semana de atividades físicas de intensidade moderada para perda ou manutenção do peso corporal. Adicionalmente o ACSM recomenda MUSCULAÇÃO como parte INTEGRANTE de um programa de exercícios físicos, para aumentar a massa magra e reduzir ainda mais os riscos de saúde.