quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Atividades Físicas do Verão


Futebol de Areia

Além do intenso exercício localizado de membros inferiores, a prática representa um trabalho cardiorrespiratório significativo.

Dependendo do ritmo da partida e da condição física dos praticantes e das características de posicionamento em quadra a queima calórica varia de 300 a 600 kcal por hora, o correspondente a uma hora de Ginástica Aeróbica por exemplo.

Body-Board


Body-Board


Body-board Não exige prática, e poucos imaginam o bem que faz à silhueta! Ajuda a definir as curvas do corpo, garantem os especialistas.

Marcelo Baboghluian, especializado em medicina do esporte, diz que, apesar de não trazer benefício cardiorrespiratório, esse esporte é um dos mais completos.

Exige trabalho dos músculos superiores e inferiores do corpo, com intenso exercício de peito, ombros e músculos paravertebrais. Além disso, o body-board exige coordenação entre todos os grupos musculares.

Resultado: a atividade deixa a musculatura mais elástica e visível e ainda melhora a postura. O gasto calórico -aproximadamente 300 kcal por hora de prática- é equivalente ao de uma aula de aeróbica de baixo impacto ou ao de uma boa sessão de alongamento.

Futevôlei


Futevôlei


Esse tipo de vôlei, em que mão na bola é proibido e apenas os pés e a cabeça entram em ação, consiste em um eficaz trabalho cardiorrespiratório.

O esporte, típico de praia, propicia aumento de massa muscular e força nas pernas.

O gasto calórico de uma hora de jogo é de cerca de 250 kcal, o mesmo de uma hora de ginástica localizada.

Remo



Remo
A atividade trabalha resistência aeróbica e promove exercícios localizados, especialmente nos membros superiores -peito, costas e braços- durante as remadas. Nos exercícios localizados, o corpo funciona como um peso.

Para o fisiologista Turíbio Leite de Barros(Fisiologista do São Paulo Futebol Clube), o remo é um dos esportes mais completos.

Com uma boa preparação física, em uma hora de remo a pessoa pode queimar até 600 kcal, o mesmo gasto em uma aula de spinning (feita sobre bicicletas especiais e que simula um treinamento de ciclismo).

É preciso ficar atento à postura, evitando sobrecarregar mais um lado do que o outro, o que provoca dores lombares.

Natação


Natação
Natação consome até 600 kcal por hora
A natação é considerada pelos especialistas uma das atividades físicas mais completas, pois mobiliza todos os músculos do corpo. Dependendo do ritmo do praticante, podem-se queimar de 400 kcal por hora a 600 kcal por hora.

Nadar no mar é um exercício mais intenso do que na piscina: além de a pessoa ter de encarar a força das correntes, o organismo gasta uma quantidade grande de energia para manter estável a temperatura do corpo na água do mar, em geral mais baixa.

Meia hora de natação contínua equivale a 40 minutos de musculação. É como se o praticante fizesse séries supervisionadas de supino (exercício de braço com peso), remada em pé, entre outros exercícios com peso.

O ideal é nadar nos vários estilos para tirar proveito das vantagens de todos. O nado livre, por exemplo, é indicado para quem quer emagrecer, pois os movimentos não cansam facilmente, permitindo que a pessoa nade por mais tempo. Já o nado de costas e o de bruços são relaxantes. Borboleta é o mais completo.

Frescobol



Frescobol
O trabalho muscular é grande, enquanto a queima de gordura é baixa: 180 kcal por hora, pouco mais do que se gasta lavando louça durante uma hora.

Porém, diz o professor Fábio Barros, do Sesc Guará - DF, Brasil, o praticante desenvolve força, velocidade e coordenação motora de membros superiores e inferiores.

Os exercícios são semelhantes aos da musculação, como o leg press (movimento de flexão e extensão de pernas com peso) e o supino (trabalho de braços com peso).

Vôlei de Areia


Vôlei de praia


A areia exige muito mais do seu físico. Os esforços no Voleibol de Praia são mais intensos se comparados aos praticados no vôlei de quadra.

O gasto calórico varia de 220 kcal por hora a 240 kcal por hora, conforme o ritmo da partida. Segundo o professor de educação física do SESC Guará – DF, Brasil, Fábio Barros, 30 minutos de vôlei de praia equivalem aproximadamente a 50 minutos de pedaladas vigorosas em bicicleta ergométrica com carga intermediária.

Braços e pernas são os mais exigidos, por isso a pessoa ganha força muscular nesses membros. Os pulos durante o jogo representam exercícios benéficos ao sistema cardiovascular.