quarta-feira, 30 de junho de 2010

Praticar Exercícios Físicos


Usando roupas adequadas
A função da roupa durante o exercício é proporcionar proteção e conforto térmico. Agasalhos que provocam aumento excessivo do suor (sudorese excessiva) devem ser evitados porque provocam desconforto e desidratação, não exercendo nenhum efeito positivo sobre a perda de peso.

Hidratando-se adequadamente
Deve-se ingerir líquidos antes, durante e depois de exercícios. A perda excessiva de líquidos e a desidratação constituem a principal causa de mal-estar durante o exercício. Principalmente se for se exercitar por mais de 1(uma) hora.

Sentindo bem-estar
Escolha a modalidade e sobretudo a intensidade de exercício que traga prazer e boa tolerância. Ao fazer exercícios prolongados ajuste a intensidade que permita sua comunicação verbal sem que a respiração ofegante prejudique sua fala. Esta é uma forma prática de ajustar uma intensidade adequada. Neste caso o mais seguro seria usar um aparelho ou relógio para controlar seus batimentos cardíacos em áreas de treinamento mais confortáveis e buscar a orientação de um excelente profissional.

Consultando seu Personal Trainer e Seu Médico
Qualquer dúvida ou desconforto procure orientação profissional. Realizar uma avaliação física para elaboração de um programa de treinamento será uma atitude de grande utilidade prática. Não se deixe levar por propagandas muitas vezes enganosas prometendo resultados milagrosos com outros recursos recomendados para substituir os benefícios do exercício ativo.

“A atividade física regular e realizada com prazer é um recurso insubstituível na promoção de saúde e qualidade de vida, ou seja, mais prazer e satisfação em viver aumentando o nível de performance e evitando problemas de estresse, doenças e lesões indesejáveis.”